segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Acabe logo com a Progressão Continuada, por favor!


Vossa Excelência
Ministro da Educação da República Federativa do Brasil
Aloizio Mercadante Oliva
Perguntas do Blog de um pai que concorda com o fim da Progressão Continuada

Pessoalmente sei que a Progressão Continuada não é Aprovação Automática. Mas no Brasil do "jeitinho", para "melhorar estatísticas e "desafogar" salas de aulas cheias, a Progressão Continuada tem virado Aprovação Automática onde ela chega. E professores podem até mesmo passar por "pressão" para aprovar alunos que não poderiam de forma alguma "passar de ano", não naquele ano. Infelizmente, a Progressão Continuada deixou de ser isso e passou, na prática, a ser Aprovação Automática, "impedindo" a reprovação do aluno enquanto está na Escola, mas trazendo prejuízos reais na vida, depois do período escolar.

Quando candidato ao Governo do Estado de São Paulo, o Excelentíssimo Senhor disse que acabaria com a Progressão Continuada. Foi em momentos dos Horários Eleitorais, em debates, entrevistas e muitos outros momentos da campanha. E ainda podemos achar essa promessa em pesquisas na internet, facilmente.


Segue aqui apenas um vídeo, onde quem faz a pergunta acha que seria um desastre reprovar uma criança de 7 ou 8 anos, o que, sinceramente, não concordo, cita que o Prefeito Eduardo Paes, no Rio de Janeiro teria prometido acabar com a Progressão Continuada enquanto candidato, teria cumprido depois de eleito e depois voltado atrás em uma parte, e o Excelentíssimo Senhor, na época candidato, hoje Ministro da Educação (reprovado nas urnas que ganha a chance de fazer um trabalho "maior", pois em vez de cuidar de um estado apenas, pode fazer pelo Brasil todo agora), disse que acabaria com a Progressão Continuada:




As perguntas que faço são:

- Se iria fazer se fosse eleito Governador do Estado de São Paulo, por que ainda não fez como Ministro da Educação?

- Não seria possível encaminhar, com a Presidente, uma lei, que acredito tenha que passar pelo Congresso, mas o Brasil tem tantas "medidas provisórias" que, algo que parecia tão importante em uma campanha, poderia até, quem sabe, ser encaminhado assim?

- E mais: não apenas acabar com isso em São Paulo, que seria o que o Excelentíssimo Senhor faria se fosse "apenas" governador, mas dar um caminho para isso no Brasil todo, acabando onde mais tenha e impedindo que isso chegue onde ainda não chegou (se ainda há onde não chegou)?

- Ou era apenas uma proposta de campanha, que não iria entrar em vigor na prática, porque as "força ocultas" não querem isso de verdade?

Sei que os Estados podem dar caminhos diferentes... Mas uma lei Federal poderia dar um caminho e cada Estado adaptar a sua realidade, sem contrariar a lei Federal, que, na minha opinião, poderia prever o fim da Progressão Continuada onde ela existe e não permitir que ela comece onde ainda não existe (se há Estados que ainda não começaram com isso).

Excelentíssimo Senhor Ministro, mostre que o Excelentíssimo Senhor faria isso mesmo em São Paulo e mais: aproveite que a sua reprovação nas urnas paulistas em 2010, que lhe deu a chance de fazer mais que apenas por São Paulo, mas agora como Ministro, permitiu que o Excelentíssimo Senhor pudesse fazer pelo Brasil todo, mesmo que "apenas" na área da Educação (como Governador poderia agir em mais áreas, mas a Educação por si só é uma área muito importante) - Acabe com a Progressão Continuada onde ela existe e não permita que ela chegue onde ainda não existe! Encaminhe uma lei Federal para que haja o impedimento dessa realidade, mesmo que permita que cada Estado faça adaptação, ao menos que a Progressão Continuada seja banida do Brasil!

Infelizmente, há quem queira usar a tal Progressão Continuada como "estatística" de bom ensino. E fez com que ela passasse a ser "Promoção Automática", quando a Progressão Continuada é outra coisa. Mas o "jeitinho" Brasileiro fez com que fosse assim. Logo, nem mesmo a Progressão Continuada pode existir em nosso País, que sempre busca no "jeitinho" uma solução.

Dê-nos a chance de mudar essa história. E mais que apenas no Estado de São Paulo, faça isso pelo Brasil todo, onde mais exista e onde ainda não chegou (mas pode chegar) a tal Progressão Continuada. Não dá para existir isso no Brasil. Ajude-nos Excelentíssimo Senhor Ministro!

Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário