quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cuidando de Violetas...

Olá!

Pois é... Gosto de flores também!

De vez em quando, atualizo um site com informações sobre flores - o Canto das Flores.

Como gosto muito de Violetas, coloco neste espaço as informações que coloquei no referido site sobre elas:



Nome Científico: Saintpaulia Ionantha "Kimera"
Nomes que é conhecida: Violeta-africana, Violeta
Família: Gesneriáceas
Origem: África Tropical, África do Norte, Montanhas do Nordeste da Tânzania, Tânger
Tamanho médio: 20 cm
Flores: quase o ano inteiro
Propagação: por estaquia de folhas e divisão de touceiras.

Nós podemos encontrar 18 espécies com cerca de 6.000 variedades.

O ideal é manter a violeta em vasos de barro. É possível, claro, ter bons resultados com vasos de plástico ou xaxins, mas os vasos de barro absorvem o excesso de umidade, algo que pode até mesmo apodrecer a planta.

Não é necessário molhar exageradamente. Mas é importante regar a planta direto na terra ou no pratinho pelo menos 2 vezes por semana no verão e 1 vez por semana no inverno. E se optar por molhar no pratinho, é bom lembrar de molhar a terra ao menos uma vez por mês. Evite molhar as flores e as folhas.

Apesar de precisar de muita luminosidade, a violeta não pode receber luz do sol de forma direta. Uma iluminação indireta, pelo menos "filtrada" pelo vidro de uma janela, ou um local onde não tenha sol, mas boa iluminação. Se você deixar em um local fixo, vire o vaso com regularidade, pelo menos uma vez por semana, para que a planta possa ter a luminosidade em toda ela. Afinal, um lado sempre terá mais luminosidade que o outro e virando com frequência, toda a planta poderá experimentar a luminosidade do local.

A temperatura ideal gira entre 18° e 25° C.



E não se esqueça de adubar a terra uma vez por mês. Pode ser com aqueles fertilizantes que encontramos até mesmo em grandes mercados. Mas, sempre que possível, é importante alternar aqueles fertilizantes com humus ou farinha de osso.

Muito carinho, atenção e dedicação pode permitir a beleza de uma linda violeta, que para muitos é "chata" de cuidar, mas que apenas "quer atenção".

Observações pessoais de Ricardo Borba Weingart, que cuida de violetas desde 2001. Inclusive, já fez algumas mudas. Além das suas observações pessoais, ele recomenda:

Bibliografia

- 1001 Plantas & Flores - Edição Especial - Revista dos Amantes da Natureza
Canto das Flores

As fotos - são de violetas minhas mesmo...

Como escrevo por aqui: CacoBorba's Place: de tudo... quase tudo!

Um comentário: