sábado, 26 de junho de 2010

Eleições

Olá, pessoal!

Hoje eu quero fazer um alerta sobre as Eleições. Nada de falar bem ou mal de determinado candidato, nem falar de algo certo ou errado. Tenho memória e espero que o Povo Brasileiro exercite a sua antes do voto, e mais que isso, que avalie o momento atual. Para escolher, que possamos avaliar as pessoas que estão pedindo nosso voto e que possamos lembrar do passado dessas pessoas, bem como das coligações que elas representam!

Mas com a proximidade do pleito, acredito que vamos começar a receber as velhas mensagens que circulam todos os anos pela internet e que o envio é intensificado neste momento:

"VOTO NULO PODE ANULAR UMA ELEIÇÃO! VOTE NULO QUE SE MAIS DE 50% DOS VOTOS FOR NULO, A ELEIÇÃO TEM QUE SER FEITA NOVAMENTE! FAÇA SEU PROTESTO E VOTE NULO".

É uma pena, mas muitos entram nessa história, achando mesmo que a lei defina algo assim.

Eu lamento! Isso não é verdade! A nulidade de uma eleição não passa necessariamente pelo número de voto nulos! E como o Código eleitoral usa a palavra "nulidade", algumas pessoas interpretam erradamente o texto...

Cito abaixo o texto que gera em alguns essa interpretação de que votos nulos no processo de votação pode anular a eleição:

O artigo 224 do Código Eleitoral estabelece que "se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias."

Só que a "nulidade" não é "votos nulos" e sim votos que sejam considerados errados, com alguma fraude, ou algo do tipo. A nulidade da votação, diferentemente da nulidade do voto, em que este é atingido individualmente, atinge todo o pleito, ou até mesmo um único voto, mas por haver irregularidade ou ilegalidade. E a nulidade da votação está prevista no artigo 220 do referido Código Eleitoral.

Resta, então, a necessidade de indicação desse Código. Para ler, clique aqui! E caso o TSE tire esse link do ar, faça uma pesquisa no seu site/mecanismo de buscas sobre "Código Eleitoral".

Algumas pessoas realmente interpretam erradamente o texto, por conta da palavra utilizada. Outras, apenas passam para frente, sem nem confirmar a veracidade do fato. E há aqueles que sabem da verdade mas mesmo assim, agindo de má fé, passam o assunto para frente, porque querem que o candidato que está na frente em pesquisas, caso confirme isso nas urnas, ganhe com mais facilidade a disputa eleitoral.

Passe para frente este artigo! Sei que não irei atingir todos que irão receber as famosas mensagens do momento eleitoral, chamando para o "voto nulo". Mas você que está lendo poderá ajudar a esclarecer outras pessoas!

Não estou pregando contra ou a favor de qualquer tipo de voto! Mas se você resolver anular seu voto, o faça sabendo que seu ato apenas tira de você o direito de participar do processo de escolha! Você participa obrigatoriamente da votação, mas se votar nulo, perde o direito da escolha! Essa é a questão do "dever" e do "direito" no processo eleitoral - dever: obrigatoriedade do voto; direito, poder ou não escolher.

Porque, por exemplo, se no dia da votação tivermos 100 milhões de votos no total e 60 milhões for de votos nulos (60% - acima dos 50% pregados como necessários), mas a justiça eleitoral entender que o processo eleitoral não é passivo de nulidade, os 40 milhões que votaram em alguém irão decidir por todos!

Lei é assim: alguns não entendem por conta do uso das palavras e por encontrarem algo parecido com o que entendem, já assumem a interpretação, mas nem sempre é a certa. E, claro, há os que só passam para frente, sem checar a informação! O duro é quando parte de alguém que entendeu, mas quer ter benefício do fato de alguns entenderem errado e outros não checarem a informação...

3 comentários:

  1. ok... tenho dever de votar e direito de escolher...
    porem se minha opinião é contra a obrigatoriedade do voto e não desejo escolher entre nenhum dos candidatos... oq me resta?
    VOTO NULO...
    acredito q mtos acabam votando em um candidato simplesmente para não eleger o adversário... e isso não está certo...

    a maioria não vota em um candidato pq acredita q ele é bom pro país e sim pq o outro poderá ser pior... estão nivelando a política por baixo...

    as coisas começarão a mudar quando o povo tomar uma atitude diferente do comodismo e aceitação...
    a política brasileira tá uma vergonha... é preciso uma reforma partidária urgente... enqto políticos tiverem mordomias, fortunas e favorecimento perante a lei... continuarei votando nulo, mesmo sabendo q isso possa não cancelar uma eleição...

    e quando 40% da população decidir quem será eleito (como o ex. citado acima) é porque a maioria da população concorda que é necessário uma reforma / revolução... assim espero que algo diferente aconteça...

    portanto... VOTO NULO não é perder direito de se manifestar como cidadão...

    e vc? votará em um candidato pq realmente acredita que ele possa fazer a diferença no seu mandato? ou vota para que o outro(a) não se eleja?

    Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Até o momento, tenho candidato para Presidência, Governo do meu Estado e ao Senado. Ainda não tenho para Deputados Estadual e Federal. Posso mudar de opinião, pois assisto horário eleitoral e acompanho as notícias.

    No texto, escrevi que não prego a favor ou contra qualquer tipo de voto! Apenas alertei para UM ERRO de interpretação ou até mesmo uma tentativa de abusar da boa fé de pessoas, dizendo que o Voto Nulo anularia a eleição. O texto da Lei não diz isso! E é contra essa MENTIRA que estou lutando neste post...

    A reforma deveria ter sido feita pelo atual Presidente, que tem altos níveis de aprovação. Se fosse para levar em conta a vontade popular, o atual governo já teria feito reforma tributária e política. Porque o povo quer e o povo aprova (pelos órgãos de pesquisa de popularidade) esse governo. Perdeu-se uma chance de ouro! Por falta de vontade política e não de aprovação ou vontade popular.

    Ao escrever algo assim pode parecer que não gosto do PT, o que não é verdade. Apenas sei notar que o Brasil perdeu uma ótima chance! E se não foi feito com vontade popular e com a aprovação do governante, sinceramente, não acho que será feito por voto nulo. Apenas é meu palpite...

    Obrigado pela visita e pelo comentário!

    Abraços!
    Caco Borba

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por nos seguir e participar do nosso blog, valeu muito a dica.

    ResponderExcluir