segunda-feira, 14 de junho de 2010

Em tempo de Copa...

Olá, pessoal!

Que Deus continue abençoando sua vida!

Você está no "CacoBorba's Place". Neste "cantinho" você vai encontrar muitas coisas. Como pastor, verá recomendações de sites, blogs, mensagens e afins. Como pai, quem sabe dicas e comentários sobre o assunto. Quem sabe até receitas, já que gosto muito de pilotar o fogão! Como empreendedor, saberá de oportunidades, dicas, sugestões, negócios e muito mais. Como brasileiro, comentários e notícias! Como pode ver, este é um cantinho que espero que tenha uma variedade muito grande de informações!

Neste post inaugural do CacoBorba's Place, vou falar do assunto do momento: A Copa do Mundo de Futebol. Na verdade, não sobre a Copa em si, mas um pouco sobre o Futebol.

Vamos pensar em algumas coisas que temos nesse esporte tão famoso e querido em solo Brasileiro:

1) Fair Play - Muito se fala sobre isso. "Jogo Limpo", "Jogo Honesto". Mas isso é uma realidade no Futebol? É claro que não! Sei que algumas vezes a jogada é tão rápida e algo realmente acontece que pode causar confusão sobre o evento. Um toque numa disputa de bola que desequilibra o adversário não necessariamente é falta, mas quem sofreu o toque, numa jogada rápida, pode ficar com a impressão sinceramente de que foi tocado faltosamente.

Mas não são todas as jogadas que são assim, tão rápidas. Quantos jogadores receberam cartão amarelo ou vermelho (e no caso deste último, expulsos de campo) por algo que não fizeram! E quem teria recebido a falta, comemora a expulsão do companheiro de profissão, mesmo sabendo que não houve nada! Uma falta ou um pênalti que o juiz marca e quem recebe a falta sabe que não foi nada! Ou um toque na mão, onde o jogador faz de forma deliberada, mas se o juiz não vê, não tem problema.

Algumas pessoas diriam que o juiz é quem deve marcar! Mas quando é contra o seu time, ou contra a sua seleção, você reclama, não é? Uma forma de moralizar seria reclamar a favor e contra, porque quem comete os erros (no caso, o juiz), teria que tomar mais cuidado ainda. E mais: acusar que houve um erro e dar ao juiz a chance de voltar atrás por conta da sinceridade não seria feio. Seria Fair Play!

Mas isso é impossível, não é mesmo? Claro que não é! Acontece no Tênis, por exemplo. Mesmo que seja para ser beneficiado com o erro, o jogador chama a atenção para o erro do juiz. Acontece algumas vezes no Vôlei. Por que é impossível? Claro que não é! Seria o verdadeiro Fair Play. E a França, por exemplo, não estaria nesta Copa...

Agora, se o jogador não pode dizer a verdade, confessar que houve um erro, não existe Fair Play. Pode não fazer se não é para fazer, mas não me falem de Fair Play na hora de devolver a bola em um lateral. E quando o time coloca a bola para fora porque o jogador do seu próprio time tem que ser atendido, nem tem que devolver mesmo! Tem que devolver a bola quando o adversário coloca a bola para fora para atender do time adversário. Mas do próprio time, a bola foi colocada para fora para ajudar seu time mesmo e não tem que devolver!

2) Comentaristas: Eles sabem tudo, não é mesmo? Se coloca um jogador, tem que colocar outro. Se coloca esse outro e dá certo, tinha que ter feito antes. Se faz no jogo seguinte e dá errado, não era para ter feito. Se faz o que ele comenta e dá errado, a culpa é do esquema tático. Sempre tem algo diferente a ser dito.

Comentar depois, tudo bem. Mas ficar mudando de opinião e sempre o técnico está errado, é demais! Comentar e manter o comentário, qualquer que seja a situação, e admitir erro quando estiver errado, ótimo! Mas isso quase nunca acontece. Os comentaristas não comentam o que está acontecendo. Emitem opiniões sobre o que poderia ser feito, mas no campo das ideias e das suposições, sempre pode ser feito algo diferente.

Há sua importância em seus comentários. Mas é necessário usar um filtro muito poderoso para aproveitar mesmo o que é importante e deixar de lado o que beira o absurdo!

3) Resultado Justo: O que é "resultado justo" no futebol? Bola na rede! Não é um esporte onde o desempenho é medido no desenvolvimento da partida. É um esporte onde a bola deve ir para rede! Por isso pode acontecer de um time jogar muito bem, com ótimo posicionamento, distribuição, ocupação dos espaços, toque de bola e muito mais, e ainda assim, perder! E um time ficar só na defesa, tomando bola na trave, passando perto, batendo na rede pelo lado de fora e num ataque, mesmo que todo errado, chutar a bola e ela bater na trave e depois, em um jogador da defesa, que estava marcando, e entrar, mesmo contra a vontade desse jogador que queria tirar a bola!

Infelizmente, "resultado justo" no futebol é aquele que o placar mostra mesmo. Não importa se jogou melhor ou pior. Futebol é um esporte que se decide no número de vezes que a bola entra no gol. Se fosse com base em acertos e erros, aí poderia gerar a crise de "resultado justo", porque alguém poderia decidir algo errado sobre quem foi melhor ou pior. Como a forma de decidir isso é com gols, o resultado sempre é justo. A "meta" é fazer gols! Se puder jogar bem, melhor! Mas mesmo que não encante a torcida, para ser campeão, basta fazer um gol a mais que o adversário, mesmo que faça todo o resto de forma errada.

Uau! E eu gosto muito de Futebol! Dependendo do jogo, fico rouco! Mas é preciso ver o futebol como ele é mesmo para gostar de verdade. E o futebol é assim: não tem Fair Play, os comentaristas mais jogam a torcida contra o time e o técnico do que comentam (se filtrar, sobra alguma coisa, mas muito pouco) e "resultado justo" é o resultado que o placar mostra. Se fosse por jogar melhor, quem iria decidir o resultado?

É isso aí! Inaugurado o CacoBorba's Place! Agora, comente e recomende!

Forte abraço!
Caco Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário