quarta-feira, 30 de junho de 2010

A pergunta certa muda tudo!

Olá pessoal!

Há uma coisa que aprendi em minha vida: saber fazer as perguntas certas é muito importante! Não temos como saber tudo, ainda que tenhamos muita sabedoria, ainda que vivamos muitos anos e consigamos aprender tudo o que a vida possa nos ensinar. Sempre teremos que perguntar algo e para estabelecer a comunicação e ter a resposta à nossa dúvida, temos que saber fazer a pergunta certa! Se perguntarmos algo, mas não exatamente o que precisamos/queremos saber, não teremos essa resposta exata também. E podemos nos chatear, até pensando que fizemos a pergunta certa e não tivemos resposta. Pode até acontecer, mas acredito que muitas vezes não temos as respostas certas porque achamos que perguntamos a coisa certa, mas não perguntamos!

Por exemplo - qual é a sua pergunta entre as apresentadas abaixo:

a) Por que uma flor tão linda, macia, perfumada como a Rosa tem um tantos espinhos na haste que a sustenta?

OU

b) Como uma haste tão cheia de espinhos, que machucam, pode ter na sua ponta uma Rosa, tão bonita, macia e perfumada?

Note que nas duas perguntas, tanto espinhos como a rosa estão lá! Mas, dependendo da pergunta que você escolher, você estará definindo o que realmente é importante para você, ainda que intimamente você tenha outro como importante, mas ao fazer a pergunta, seu pensamento será apresentado e mostrará quem realmente está chamando sua atenção: ou os espinhos ou a rosa!

Você pode até querer dar mais atenção para a rosa, mas se a sua pergunta for a primeira, eu lamento, você está expressando que os espinhos chamam mais sua atenção! Se intimamente o que mais chama a sua atenção é a rosa, a sua pergunta foi errada!

Lembre-se: quem ouve, irá responder em cima do que você perguntou e não em cima do que você pensou...

Ao fazer a segunda pergunta, os espinhos e a rosa continuam lá, mas aí vocês estará, apesar se notar que os espinhos estão lá, observando a rosa e dando mais atenção para ela!

Pode parecer bobagem, mas não é! Leve isso para a sua vida! Proponho uma meditação com base no texto Bíblico da Carta de Paulo aos Filipenses, capítulo 4, versículos de 4 a 8:

4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.
6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graças;
7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Independente de momentos difíceis, somos convidados/as a viver em alegria, em regozijo. E o próprio Senhor gera em nós essa alegria, se deixarmos Ele agir! Ele está perto, tanto no sentido de que podemos achá-Lo, como no sentido de que logo voltará. Nele está a nossa alegria. Paulo, quando escreve isso, possivelmente está preso! Logo, alegre no Senhor, mesmo diante da adversidade!

Não devemos guardar em nós as nossas inquietações, os nossos problemas. Passaremos por aflições! Não há erro em notar essas inquietações e até se sentir chateado/a com elas. Mas devemos apresentar as mesmas diante do Senhor e deixar Ele cuidar de cada uma, crendo no Seu cuidado. Por mais difícil e chato que seja o momento que passamos, não há o que o Senhor não possa resolver!

Ao notarmos o problema, normalmente vamos nos chatear. E não há erro nisso. O erro é ficar remoendo essa chateação! Ao nos depararmos com isso, não devemos nos manter inquietos, mas sim apresentar nossa inquietação ao Senhor. Assim, poderemos realmente experimentar a Paz que está acima de qualquer entendimento humano. Ainda que pareça que não há como nos mantermos em paz diante do problema, ainda que qualquer ser humano sentisse dificuldade de seguir em paz, nós teremos essa paz. Dessa forma, será mais fácil seguir o que diz o texto no versículo 8.

Que possamos nos alegrar no Senhor! Que, ao identificarmos um problema, uma chateação, nos lembremos que Ele está perto e espera que apresentemos os nossos problemas, em vez de ficar remoendo os mesmos, para que Ele dê a solução, nos dando a Sua paz, alegria, para que possamos ter em nosso pensamento "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama", aquilo que possa apresentar "alguma virtude" e "algum louvor", isso sim deve ficar em nosso pensamento. As preocupações devem ser deixadas diante do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário