quarta-feira, 16 de junho de 2010

Somos mesmo fruto de nossas escolhas?

Olá!

Há uma coisa que gosto de fazer: pensar...

Com isso, não consigo aceitar algumas "frases" que parecem dar respostas definitivas mas que, se pensarmos só um pouco, elas apresentam uma certa verdade, mas não são definitivas...

De vez em quando, vou escrever sobre essas frases por aqui. Quero insistir: não acho que elas são mentirosas, a não ser que eu comente isso! Acho que elas apresentam alguma informação importante, mas não são tão definitivas como as pessoas pensam!

Lá vai a primeira:

"Somos FRUTO de NOSSAS escolhas"

Será que é tão definitivo assim? Entendo que não.

É claro que podemos enfrentar algumas consequências diante de nossas escolhas. Mas precisamos manter as mesmas porque um dia fizemos a escolha? Ser furto definitivamente de algo que não é totalmente bom é escolha! Levar a consequência depois de escolher, tudo bem, mas eu posso mudar!

E tem mais:

Acho que a melhor escolha que fiz na minha vida foi a Maternidade onde eu nasci... Ah... não fui eu quem escolheu...

Bom... Mas o meu nome, que muitos acham que pode trazer consigo uma carga cósmica, foi muito bem escolhido! Ah... não escolhi... E nem acredito tanto nisso...

O dia e a hora do meu nascimento foi escolhido com muito cuidado, porque há quem acredite que a disposição estrelar daquele momento pode mexer com muita coisa na minha vida! Ah... não escolhi... E não acredito tanto nisso também...

Mas a primeira casa que eu morei... não fui eu quem escolheu...

Agora, algo tão importante como a educação, começar a fazer amigos, conhecer pessoas, iniciar a vida social, influenciar e ser influenciado... é... não fui eu quem escolheu a primeira escola também...

Porque um dia escolhi uma casa tenho que ficar nela para sempre? Porque escolhi namorar ou casar com alguém, tem que continuar para sempre só porque um dia escolhi? Amor, respeito, companheirismo não precisa? Se eu escolho um carro, tenho que ficar com ele para sempre? Amplie essa lista como quiser... E verá que não é bem assim...

Fiz Teologia. Escolhi isso na opinião de alguns, posso ter apenas atendido ao chamado Divino, mas nesse caso eu poderia ter dito "não" a esse chamado. Minha escolha! E você fez o que, se já foi para a faculdade ou fez algum curso profissionalizante? Tem um negócio que só dá prejuízo? Mesmo sendo sua escolha, você é obrigado a seguir na profissão de sua escolha estudantil ou em um negócio que só dá prejuízo? Desistir na primeira dificuldade é uma coisa, mas insistir depois de muito tempo dando errado...

Eu continuo pastor, sem recebimentos de qualquer comunidade, desenvolvo outras atividades para ter meus ganhos. Mas se um dia eu acordasse completamente rebelde com a questão do chamado de Deus para minha vida, eu não poderia deixar isso?

Posso escolher. E não tenho que ser fruto dessa escolha, pois posso mudar. Levar a consequência de uma escolha é uma coisa. Mas eu não sou fruto disso. Posso mudar!

Pense em todos os assuntos que quiser: casamento, profissão, onde mora, estuda, trabalha, amizades, atitudes... você não tem que ser fruto de escolhas. Você pode mudar o que está errado ou, pelo menos ruim. Muitas vezes mudamos o que está bom! Não preciso seguir como fruto dessa escolha. Posso levar a consequência, mas nunca continuar um caminho só porque um dia escolhi seguir por ele!

Talvez eu seja fruto de minhas escolhas. Eu escolhi que posso mudar! Aí, tudo bem...

Essa não é uma frase que é definitiva para mim. Tem seu lugar, afinal escolho e vivo em cima disso. Mas não sou apenas fruto das minhas escolhas. Essa frase é empregada normalmente quando não se tem coragem para mudar, o que é péssimo, na minha opinião. Afinal, não preciso seguir num caminho errado ou até certo, mas ruim, só porque escolhi. Posso mudar! Mas, ao empregar essa frase num momento que quero me convencer que não é possível mudar algo, perco a chance da mudança... E mais: posso afetar diretamente a vida de outra pessoa com isso...

Então, escolha mudar! Mesmo que haja consequências de sua escolha, mesmo que todos os dias você tenha que enfrentar essa consequência, não continue como fruto de sua escolha. Mude o que precisa ser mudado. Ou: escolha mudar! Não se lamente por suas escolhas erradas. Seria melhor não ter feito, mas quem nunca escolheu algo errado? Aprenda com isso e mude! Não desista no primeiro sinal de dificuldade, porque essas se apresentam para todos. Mas não insista em algo apenas porque um dia você escolheu. Se precisar, mude! Não fique pensando em como seria se tivesse feito diferente; faça diferente! O tempo passa e depois, mesmo que você tenha mantido algo porque pensava em outra pessoa, achava que era o melhor para ela, pode ser que até mesmo essa pessoa pense que não foi o melhor.

Ser simplesmente fruto das escolhas e continuar porque escolheu é assumir o risco de não ser feliz (apenas se enganar que é ou fazer algumas coisas para compensar, mas nunca será completo), que não pode mudar e correr o risco de ser uma pessoa que apenas reclama... Vale a pena?

É... de tudo... quase tudo mesmo!

Um comentário: